top of page

A SoBAMA

A SoBAMA, Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (antiga Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada), fundada em 9 de dezembro de 1994, na cidade de São Paulo, é uma sociedade civil de caráter científico e educacional sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria que visa o progresso dos estudos da atividade motora adaptada em todas as suas áreas. A ideia da criação da SoBAMA nasceu da união vários profissionais que atuando na área por vários anos, sentiram a necessidade de se aglutinarem em uma sociedade de caráter científico, facilitando, desta forma, o intercâmbio e a troca de experiência.

Conheça mais em nosso estatuto

Por que atividade motora adaptada e não educação física adaptada?

Em muitos lugares utiliza-se tanto os termos educação física adaptada como atividade motora adaptada. Na SoBAMA considera-se que a palavra atividade motora enfatiza as necessidades de vivências relacionadas ao movimento corporal em todo tipo de ambiente. A palavra educação, por outro lado, é frequentemente usada para enfocar indivíduos na idade escolar em ambientes de instrução. A atividade motora adaptada corresponde a um conjunto de atos intencionais que visam melhorar e promover a capacidade para o movimento considerando-se as diferenças individuais e as disparidades em contextos inclusivos ou não.

 

Conheça a Diretoria 2022-2024:

A diretoria atual da SoBAMA é composta por professores da Atividade Motora Adaptada do coração do Brasil, ou seja do Centro-oeste. Mas um coração sozinho não pulsa, então nosso Conselho Editorial tem representação de todas as regiões do Brasil. Confira quem são:

Presidente – Vanessa Helena Santana Dalla Déa (Universidade Federal de Goiás).

Vice-presidente – Gleyson Batista Rios (Universidade Estadual de Goiás).

 

Secretário - José Aparecido Alves de Oliveira Junior (Centro de Referência Paralímpico de Goiás).

 

 

 

 

 

 

Tesoureiro - João Batista Turíbio de Sena (Secretaria de Esportes de Goiânia).

Conselho Fiscal:

Marli Nabeiro - Região Sudeste

 

Ruth Eugênia Amarante Cidade - Região Sul

Joslei Viana de Souza - Região Nordeste

Kathya Thome Lopes - Região Norte.

Conheça a história da SoBAMA:

A década de 70 e 80 a Educação Física passou por uma crise epistemológica que questionava práticas docentes excludentes baseados em modelos excludentes Na década de 80 e 90 foi crescente essa discussão perpassando a crítica à exclusão da pessoa com deficiência na Educação Física e no Esporte resultando em diversos movimentos e eventos como: “Curso Nacional de Educação Física para Professores Excepcionais” em 1980, o “I Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada” na USP em 1986, o “Encontro de Professores de Educação Física” no Rio Grande do Sul, em 1986, a implantação das disciplinas de “Educação Física Adaptada” nos cursos superiores de Educação Física em 1987, o primeiro curso de especialização em Educação Física Adaptada em Minas Gerais em 1988 e o International Symposium of Adapted Physical Activity (ISAPA) em 1989 com participação de brasileiros. Esses e outros movimentos e eventos fortaleceram o movimento da área e em 1994 foi criação da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, a qual hoje é a Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SoBAMA). A foto a seguir foi tirada nesse momento:

Veja o vídeo de um encontro realizado com fundadores da SoBAMA apresentando suas percepções sobre a história da nossa associação:

https://www.youtube.com/watch?v=JNFa0C1V6lw

Seja um associado SoBAMA. Clique aqui (vai para página com informações)

3.png
2.png
4.png
1.png
1516981558867.jpeg
1645741445736.jpeg
sobama fotos.png
324007156_5461953077239786_8168294671786055058_n.jpg
image.png
bottom of page