top of page

INSCRIÇÃO DE MINICURSO

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA

 

 

MINICURSOS

 

Informações Importantes:

 

  • Os minicursos serão no dia 27 de abril de 2024 – Sábado – das 8:00 as 10:00 horas.

  • Apenas inscritos no XIII CBAMA podem ser inscrever nos minicursos.

  • Cada inscrito no evento pode se inscrever em apenas 1 minicurso. Caso se inscreva em mais de um minicurso, você será considerado inscrito no minicurso com menor procura.

  • As inscrições obedecerão a ordem de inscrição até que as vagas se encerrem.

  • Para se inscrever o participante deve preencher o formulário referente ao curso desejado. 

 

Minicurso 1 - Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Física

 

Proponente: Amália Rebouças de Paiva e Oliveira

 

Ementa:

Conceituação do Desenho universal para Aprendizagem. Princípios do Desenho universal para Aprendizagem. O DUA aplicado à educação física . Possibilidades e desafios do DUA na educação física. Planejamento do ensino da Educação Física pautado no DUA.

 

Inscrição minicurso 01: https://forms.gle/Uuejqo868Qoyyn6H8

 

 

Minicurso 2 - Elaboração de programas de atividade física para pessoas com lesões neurológicas- Por onde começar?

 

Proponentes: Roberta Caveiro Gaspar

 

Ementa:

Lesões neurológicas e comprometimentos comuns. Anatomia do sistema nervoso e alterações mais comuns. Etiologia das principais lesões neurológicas (AVC, Lesão medular e Paralisia cerebral). Características motoras comuns. Espasticidade. Hipotonia. Alterações de força muscular. Assimetrias e compensações. Condições cardiovasculares comuns. Lesão medular e comprometimentos. Autonômicos. AVC e considerações sobre pressão arterial. Dinâmica de posicionamentos e segurança. Considerações sobre a elaboração e execução da avaliação física e funcional. Transferências, estratégias de posicionamento e segurança. Técnicas de correção e orientação durante os exercícios. Estratégias de Prescrição (escolha de exercícios, sequência, monitoramento). Encerramento e discussão das principais dúvidas.

 

Inscrições minicurso 02: https://forms.gle/ojhkvFRmRCW7FrLj9

 

Minicurso 3 – Utilização de metodologias ativas na graduação: capacitação de docentes de Educação Física Adaptada e Esportes Adaptados.

 

Proponentes: Mariana Simões Pimentel Gomes; Thálita Gonçalves Santos

 

Ementa:

A adoção de metodologias ativas no ensino na graduação universitária. Entendendo que o processo de aprendizagem como único e diferente para cada ser humano. Uso permanente das tecnologias digitais.
A Disciplina de Educação Física Adaptada. Utilização de metodologias ativas no ensino das disciplinas Educação Física Adaptada e Esportes Adaptados na Universidade Estadual de Campinas. Estratégias utilizadas e as evidências do protagonismo dos alunos. Ferramentas e abordagem metodológica para discussão de temas como classificação, esporte adaptado e esporte paralímpico, entendimento dos aspectos conceituais e práticos das deficiências, gestão esportiva no esporte adaptado, planejamento e avaliação na EFA. Elementos como instruções, ritmo de aula, gerenciamento de turma, planejamento, avaliação e checagem de aprendizagem.

 

Inscrições minicurso 03: https://forms.gle/naXYoCkP2oYAy8V6A

 

Minicurso 4 – A pratica do TakkyuVolley

 

Proponentes: INAI - Instituto Arte e Inclusão

 

Ementa:

Atividade prática de divulgação do TakkyuVolley possibilitando a aplicação do desporto com pessoas com e sem deficiência.

 

Inscrição minicurso 04: https://forms.gle/s2wcTgnUe29vYum17

 

Minicurso 5  - Estratégias de intervenção multidisciplinar na saúde por meio do paradesporto para a pessoa com deficiência.

 

Proponentes: Larissa de Oliveira e Silva e Cláudia Barsand de Leucas

 

Ementa:

Formação básica para profissionais da área da saúde, visando a capacitação profissional para trabalhar em equipes multidisciplinares possibilitando o aprendizado do trabalho coletivo, a interação e o diálogo das seguintes áreas de conhecimento: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. Análise e compreensão do modelo de trabalho utilizado no Projeto de Extensão universitária Qualidade de Vida para Todos do curso de Educação Física da PUC Minas.

 

Inscrições minicurso 05: https://forms.gle/AY3wXFE4Xjttv976A

 

Minicurso 06 - Dança em Cadeira de Rodas: uma introdução às modalidades artística e esportiva.

 

Proponentes: Prof. Drd. José Guilherme de Andrade Almeida

 

Ementa:

Diante do crescimento do esporte paralímpico nacional e internacional, junto ao exponencial fomento da arte em uma perspectiva inclusiva a partir das atuais políticas públicas brasileiras, apresentamos neste minicurso os fundamentos da Dança em Cadeira de Rodas enquanto modalidade polivalente que, em seus mais de 20 anos de estabelecimento no Brasil, atravessa tanto o campo do esporte, quanto o campo da arte. No campo do esporte, vamos passar pelos modos de competição a nível nacional e internacional, apresentando seus ritmos, classificação funcional e as possibilidades de organização das equipes em competição: solos, duos, grupos e, inclusive, duplas formadas por usuários e não-usuários de cadeira de rodas. No campo da arte, vamos apontar caminhos possíveis para a produção de coreografias em uma perspectiva inclusiva, propondo uma vivência que versa pelo protagonismo no processo inclusivo e pelo diálogo com a técnica esportiva, pensando-a como contribuição para alçar uma estética outra na arte.

 

Inscrição minicurso 06: https://forms.gle/aHAevkNbGsZYmBKT6

 

 

Minicurso 07 – Como a Educação Física pode ajudar na reabilitação de pacientes pós AVC.

 

Proponentes: Juliane Machado Marques e Wanessa Ferreira Machado

 

Ementa:

Noções Básicas do AVC (etiologia, causas, fatores de risco, sequelas). Reabilitação (conceito, reabilitação de AVC). Atividade Física na Reabilitação de AVC. Existe atividade física mais indicada?

 

Inscrição minicurso 07: https://forms.gle/TrXecRWWo1zFuQKJ6

 

 

Minicurso 08 - O Parabadminton: iniciação e possibilidades

 

Proponentes:  Aline Miranda Strapasson e Wanessa Machado

 

Ementa:

Parabadminton: principais regras, adaptações e elegibilidade. Locais onde o PBd pode ser desenvolvido e principais Competições Esportivas da modalidade. O ensino do PBd para crianças/adolescentes com deficiência: iniciação e possibilidades.

 

Inscrições minicurso 08: https://forms.gle/PHkhPdEAYw1fSWEj9

 

Minicurso 09 - Estratégias e ferramentas para inclusão de jovens e crianças autistas em atividades físicas e esportivas

 

Proponentes: Thálita Gonçalves Santos e André Lisandro Schliemann

 

Ementa:

Introdução ao Espectro Autista e Impacto no Desenvolvimento Motor. Breve explicação sobre o espectro autista. Discussão sobre como o autismo pode afetar a participação em atividades físicas e esportivas. Criação de Ambientes Inclusivos. Estratégias para estruturar ambientes físicos seguros e estimulantes. Importância da comunicação alternativa e visual no contexto esportivo. Estratégias Pedagógicas Adaptadas e Ferramentas de Inclusão. Adaptações simples para atividades físicas que atendem a diferentes níveis de habilidade motora.
Utilização de recursos visuais e tecnologias assistivas como suporte.
Exemplos práticos de inclusão em atividades esportivas.

 

Inscrição minicurso 09: https://forms.gle/8hHsgWakXiuUkrKd8



Minicurso 10 - Psicologia e equipe interdisciplinar no Paradesporto.

 

Proponentes: Élida Oliveira de Souza , Joseane Mendes da Mota, Caio Cezar Mendanha Silva e Emanuely Soares Santos - Gerência do Paradesporto da Superintendência de paradesporto e Fomento Esportivo- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer -SEEL.

 

Ementa:

O papel da psicologia e da equipe interdisciplinar do paradesposto no contexto de inclusão social, destacando o trabalho interdisciplinar na prática desportiva para pessoas com deficiência. Contribuições com foco na promoção de saúde, desenvolvimento de habilidades e exercício motor adaptado.

 

Inscrição minicurso 10: https://forms.gle/xNrnyrA5vFLjtaQu5

 

Minicurso 11 – Dança e poéticas acessíveis

Proponente: Marlini Dorneles e artistas do Grupo de Dança Diversus

 

Ementa:

Vivenciar a dança partir da pratica do grupo de Dança Diversus que compreende a arte em campo expandido, a escuta sensível e as múltiplas configurações sobre o corpo que pode dançar e da diversidade de poéticas, como a poética acessível.

 

 

Inscrição minicurso 11: https://forms.gle/CyAELTaUBXFUb5PW7

bottom of page